X Bienal de Arquitetura São Paulo


2013, Projeto Expositivo, X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Brasil.
Parceria: Daniel Feldman (Architectureforhumanity), Thorsten Nolte e André Lompreta (Lompreta Nolte Arquitetos) ​


Sob tema de CIDADE – MODOS DE FAZER – MODOS DE USAR, a X. Bienal de Arquitetura de São Paulo escolheu em uma chamada pública o projeto do HOMELESS WORLD CUP LEGACY CENTER para exposição no Centro Cultural São Paulo. O projeto é um legado do evento HOMELESS WORLD CUP, e configura um centro comunitário em Santa  Cruz, que trabalha sobre gerenciamento do Instituto Bola Pra Frente a integração de jovens na sociedade por meio de futebol como catalisador social.


Após a seleção do projeto para a Bienal, voltamos para o centro comunitário e encontramos o espaço abandonado, sem atividades sociais, sem cuidados e sem funcionamento de um legado.



A apresentação na Bienal mostra a discrepância entre as boas intenções do projeto e todos envolvidos na hora da criação e do resultado 3 anos após a sua inauguração. Um vídeo com entrevistas dos moradores da comunidade faz pensar sobre o potencial e as dificuldades de projetar legados sem posterior acompanhamento adequado dos processos educativos e sociais.

Video: Enxergando o futuro: Centro Comunitário em Santa Cruz
















Nenhum comentário:

Postar um comentário