Ser Cidadão


2013. Conceituação de edificação pedagógica, Santa Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
Area do Projeto: 3300m²
Parceria: Atelier77


A Associação SerCidadão é uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP, que realiza projetos de desenvolvimento humano, através da educação, da cultura e da capacitação profissional para jovens e adultos procedentes de comunidades com baixo investimento social. Os seus projetos são baseados em processos educacionais, que visam a transformação social de todos os educandos através do autoconhecimento, do reconhecimento dos outros e do ambiente em que vivem, tornando-se cidadãos cientes de seus direitos e deveres.


O projeto é previsto em duas etapas. A primeira contempla a necessidade mais urgente da Associação, e vai ser configurada por 3 salas de aula, um espaço administrativo e uma varanda coberta como local de convívio e socialização. Uma segunda etapa projeta a nova recepção do conjunto e desloca os principais locais de chegada e convívio social para o anexo, espaços para os professores, desloca a administração para criação de mais uma sala de aula…



O anexo foi projetado com uma linguagem de ‘pavilhão de jardim’, com uma arquitetura leve, discreta e minimalista, deixando o protagonismo para o imóvel histórico. O anexo será implantado nos fundos da casa, mantendo a plena visibilidade da mesma a partir das duas ruas que limitam o terreno e será inserido no contexto de uma densa arborização, permitindo a manutenção das espécies, e aproveitando os espaços externos sombreados como locais de convívio junto ao espaço da varando do anexo.


A varanda coberta na extremidade do projeto é o principal espaço de convívio, recreio e interação social. Completamente equipado, ele fornece subsídio para infra-estrutura de permanência e atividades complementares ao ensino das salas de aula. A varanda forma também a interface com a segunda etapa de obra e formara no futuro um espaço central no projeto.


A simplicidade formal do projeto, assim como sua materialidade pura com cimento, aço e madeira compõem um diálogo instigante com o imóvel histórico e geram um acréscimo funcional e enriquecedor ao espaço existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário